Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

02/06/2016 – A Hora: Vacinação contra febre aftosa é prorrogada

A HORA | CIDADES | PÁGINA 11

A campanha de imunização encerra no dia 17. Segundo a Seapi, a prorrogação se dá devido às chuvas que atingiram a metade sul RS no fim do mês de abril.

Entretanto, conforme os servidores, o fluxo de aquisição e retirada de doses estava normalizado até o fim do mês em todo estado. Consultados há dez dias, supervisores e técnicos negaram a necessidade de prorrogação.

Em 1° de junho de 2015, 76% da vacinação já havia sido computada. Neste ano, na mesma data, o percentual é de 78%. “Estamos em melhor situação do que na mesma época do ano passado”, afirma a presidente da Afagro, Angela Antunes. Para ela, o novo prazo desrespeita os parâmetros técnicos, indispensáveis para a tomada de uma decisão como esta.

A vacinação contra a febre aftosa acontece em duas etapas, uma em maio e outra em novembro. A primeira etapa tem por meta imunizar todo o rebanho, estimado em mais de 14 milhões de animais e ocorre de 1º a 31 de maio de cada ano.

Neste ano, a Seapi distribui as doses para os agricultores com até dez animais e que estejam enquadrados no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam).

SAIBA MAIS

O RS é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a febre aftosa. Há 14 anos, o estado é livre da doença. O último foco foi registrado em 2001. Entre as consequências, estiveram o sacrifício de 28 mil animais, o gasto de aproximadamente US$ 25 milhões em custos diretos, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.

Clique aqui e confira a matéria na página.