Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

25/8/2015 – JC: Protesto de fiscais agropecuários ameaça o fluxo de animais durante os nove dias da exposição

JORNAL DO COMÉRCIO | AGRONEGÓCIOS | PÁGINA 12

Em reunião no final da tarde de ontem, a diretoria da Associação dos Fiscais Agropecuários do Estado (Afagro) definiu mais detalhes sobre a mobilização a ser realizada durante a Expointer. Conforme decidido em assembleia, a primeira atividade ocorrerá no sábado, 29, logo após a abertura dos portões. A diretoria e os servidores que estiverem trabalhando no parque deverão se reunir na casa do Departamento de Defesa Agropecuária para discutir as ações de mobilização.

Caso haja parcelamento dos vencimentos do funcionalismo, a categoria paralisará em todo o Estado entre os dias 1 e 4 de setembro, respeitando a permanência de 30% dos trabalhadores em atividade.

Na Expointer, um terço das atividades também será paralisado, a princípio, no turno da noite. Além disso, nestes dias não haverá participação dos fiscais dos julgamentos de animais. “A vontade da categoria, com o momento em que vivemos, é de paralisar em 100%. Entretanto, em respeito ao produtor rural e aos animais, principais atores da feira, iremos manter a agenda conforme deliberações do comando de mobilização”, afirma o presidente da Afagro, Antonio Auguto Medeiros.

No dia 4 de setembro, dia da Abertura Oficial da Expointer, os fiscais realizarão Ato de Mobilização com caminhada pelo parque. A Afagro contará com o apoio de outras categorias lideradas pelo Sintergs e Sindisepe. “Queremos mostrar aos visitantes da feira os problemas enfrentados pelos servidores em função da insegurança no que diz respeito ao recebimento dos salários”, conclui Medeiros.

Antes de conhecer o resultado da assembleia de ontem, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, afirmou que entendia “o momento de dificuldade”, mas confiava no “bom senso” dos fiscais. “Estamos em conversação com os colegas que cumprem um papel importante na chegada dos animais e pedimos a compreensão para que o trabalho possa acontecer dentro da normalidade. No entanto, a feira é programada com muita antecedência, não foi criada agora. Pedimos e contamos com a compreensão de todos.”

Outro aspecto que preocupava ontem era a regularização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Segundo Polo, o PPCI global do parque passou por ajustes que foram concluídos na sexta-feira passada. A liberação definitiva, porém, chegou no final da tarde de ontem. Também é necessário que cada estande apresente um plano individual.

Clique aqui para acessar a matéria na página.