Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: Russos habilitam laticínios brasileiros

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 10

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou ontem que a Rússia autorizou 11 laticínios brasileiros a exportarem leite em pó. O governo ainda não informou quais são as plantas habilitadas, mas a expectativa é que a liberação contemple unidades do Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura (Mapa), até então o Brasil não havia embarcado leite em pó ao país. A Rússia não fez vistoria e, de acordo com Kátia Abreu, essa “autorização automática” do governo russo “significa que temos um sistema de defesa agropecuário confiável e sólido”. Em contrapartida ao acordo, o Mapa deve liberar a importação de pescado e de trigo da Rússia.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

 

Segundo o presidente do Sindital, Alexandre Guerra, as 11 unidades habilitadas somam-se a outras 12 plantas que já tinham liberação para exportar manteiga e queijo, entre elas a gaúcha BRF, de Teutônia. Agora, no total, 23 laticínios têm autorização para exportar lácteos à Rússia. “É o momento para as indústrias gaúchas aproveitarem”, avalia Guerra, que participa da comitiva brasileira que foi a Moscou negociar. Ele refere-se ao fato de que, recentemente, a Rússia prorrogou até junho de 2016 a sanção a produtos dos Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

O presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Gilberto Piccinini, também presidente da Cosuel, um dos laticínios candidatos à habilitação para exportar leite em pó, comemorou o anúncio. “Representa a possibilidade de abrir novos mercados para um futuro próximo”, avalia. Além da Cosuel, CCGL e Cosulati também figuram entre as possíveis empresas habilitadas. A Rússia importa 630 mil toneladas de leite em pó por ano. A Associação Brasileira de Laticínios espera atingir metade desse mercado.