Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: Programa favorece exportações de ovos

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 8

O Ministério da Agricultura (Mapa) ampliou o escopo de análises do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) para o monitoramento de substâncias em ovos e lácteos. A medida permitirá a abertura de novos mercados que exigem controle de resíduos que até então o Brasil não acompanhava e são exigidas por potenciais compradores, como no caso da exportação de ovos para Estados Unidos e Europa. “É um passo para dar condições de o setor evoluir no mercado internacional”, avalia o diretor executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos. No Estado, apenas uma empresa exporta ovos. As novas análises passarão a integrar o módulo de controle de resíduos que faz parte da capacitação que o projeto Ovos RS, da Asgav, faz nas granjas.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a medida. O vice-presidente de Aves da entidade, Ricardo Santin, avalia que a ação possibilitará que o Brasil atenda a padrões internacionais determinados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e postule a equivalência com mercados estratégicos. O dirigente, que também preside o Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil, destaca que o s EUA têm enfrentado escassez de ovos devido à Influenza aviária.

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, espera que a medida possibilite o acesso a mercados que agreguem valor aos produtos lácteos. A atualização das substâncias monitoradas consta na Instrução Normativa (IN) n˚ 13, publicada segundafeira no Diário Oficial da União.