Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: EUA vão limitar antibióticos

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 6

A agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos (FDA) vai buscar em suas novas regulamentações limitar o uso de antibióticos na criação animal destinada ao consumo humano,
em um esforço para combater a crescente resistência microbiana. Os antibióticos utilizados na criação de gado e aves passariam a ser administrados por veterinários, os únicos especialistas habilitados para tal tarefa, afirmou a FDA em diretiva divulgada nesta semana.

Até agora, esses antibióticos, vendidos sem receita médica, são muitas vezes utilizados não para tratar animais doentes, mas para estimular o crescimento e evitar infecções. “As medidas representam um importante passo para uma mudança fundamental na forma como antimicrobianos podem ser legalmente utilizados na pecuária para consumo humano”, disse o vice-diretor para produtos alimentícios, Michael Taylor, em comunicado.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

Para a FDA, foi estabelecido que a utilização de agentes antimicrobianos desenvolve a resistência
aos antibióticos. Por isso, devem ser usados somente quando são muito necessários. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Genômica Translacional nos Estados Unidos, que remonta a 2012, cerca de
metade da carne no país está contaminada com estafilococos dourados, dos quais metade são resistentes a pelo menos três tipos de antibióticos.