Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: Embarques aumentam, mas receita é menor

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 9

Os embarques de carne suína do Brasil registraram alta de 18,1% em maio na comparação com o mesmo período de 2014. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram exportadas 45,4 mil toneladas. Apesar do volume significativo — o maior de 2015 até agora — o faturamento de US$ 111,8 milhões ficou 8% abaixo do obtido em maio do ano passado.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

Ainda que a receita de maio tenha sido menor e que o acumulado do ano apresente resultado negativo, em relação a 2014, o presidente da ABPA, Francisco Turra, está otimista. Ao atribuir o crescimento principalmente à Rússia, que comprou 20 mil toneladas de carne suína em maio, o executivo analisou que a tendência é de estabilização até o fim do ano. “Eles estavam comprando de seis a sete mil toneladas e deram um salto significativo.

Considerando a evolução do status sanitário e os embargos da Europa e dos EUA aos russos, a
tendência é que se mantenha e que até vá além, fechando 2015 de 2% a 3% acima.” Diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Rogério Kerber não demonstra a mesma confiança.
Segundo ele, o mercado internacional ainda está travado. “Estamos todos torcendo, mas a verdade
é que as coisas não se adequaram ainda. O resultado dos primeiros quatro meses é prova disso”, afirmou.