CORREIO DO POVO | CORREIO DO POVO RURAL | PÁGINA 3
Avisulat será aberto nesta terça-feira com expectativa de atrair 3mil visitantes por dia e movimentar 18 milhões de dólares. Evento também discutirá os reflexos da conjuntura política e econômica para o agronegócio
Marcado para o período de 22 a 24 de novembro, no Centro de Convenções da Fiergs, o 5º Avisulat – Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios e Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação espera receber três mil visitantes por dia em seus estandes e fóruns de discussões. Os simpósios, palestras e debates vão tratar de questões pontuais de cada cadeia produtiva e da conjuntura política e econômica do país e seus reflexos no agronegócio.
O coordenador do Avisulat, José Eduardo dos Santos, secretário-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), que divide a organização do evento com o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips) e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), estima que neste ano o volume de negócios atinja pelo menos os 18 milhões de dólares registrados na em 2014. “No 2º Encontro Internacional de Negócios, nos dias 22 e 23, teremos representantes da Arábia Saudita, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Tailândia, Vietnã, China e Hong Kong para tratar diretamente com exportadores brasileiros de produtos avícolas, carne suína e laticínios”, adianta.
“Em 2016, o setor de proteína animal, em especial o de carne de frango e de suínos, mostrou potencial de crescimento substancial com relação a 2015” afirma Kurt Zigler, coordenador do Centro Internacional de Negócios da Fiergs. Ele lembra que a expectativa de abertura de novos mercados, como México e China para o frango, e Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e União Europeia para suínos, estimula ainda mais a realização de eventos dessa natureza.
O coordenador do Avisulat adianta que estarão presentes ao congresso lideranças nacionais, como o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, no dia 23, para falar do tema “Brasil mostra teu agronegócio”, e internacionais, como Monique Eliott, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OIE), que aborda “Estratégias globais de enfrentamento de enfermidade” no dia 22. A Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação soma 60 expositores, nas áreas de tecnologia e pesquisa. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no local, por R$ 300 para congressistas e R$ 100 reais para estudantes. A programação completa está no link http://www.avisulat.com.br/ programacao.php.
Esta reportagem faz parte ma matéria especial do Correio do Povo Rural “Cautela nas Projeções”.
Clique aqui e confira a matéria na página. – PG. 1
Clique aqui e confira a matéria na página. – PG. 2