Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

18/10/2016 – Auditores Fiscais da RFB no RS ganham apoio do superintendente

O primeiro dia de greve dos Auditores Fiscais da Receita Federal foi marcado por intensa mobilização em Porto Alegre. Mais de 100 Auditores estiveram presentes no auditório do 11° do Chocolatão. Seguindo a orientação definida em Assembleia, os Auditores assinaram o ponto como greve.

Os servidores estão indignados com o conteúdo do relatório apresentado pelo Deputado Wellington Roberto (PR-PB), sobre o Projeto de Lei 5864/2016. O documento trata sobre o reajuste da categoria e outras pautas não-remuneratórias. O texto original havia sido enviado ao Congresso após acordo firmado com o Governo Federal em março. “Nas mãos do deputado o projeto sofreu sérias alterações que ferem profundamente a carreira do auditor-fiscal, reduzindo sua autonomia e criando caos na administração tributária”, afirma o presidente da Delegacia Sindical em Porto Alegre do Sindifisco Nacional, Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo. Segundo ele, o texto do deputado cria um verdadeiro “trem da alegria, incluindo outras categorias na carreira de auditoria, que não foram concursadas para a atividade e não tem capacitação para o exercício deste trabalho”, protesta.

Após debates no auditório, os auditores partiram em direção ao gabinete do superintendente Paulo Renato da Silva Paz e receberam apoio do dirigente, que também fez críticas ao relatório do parlamentar. “A posição institucional da RFB é pelo PL original, tal como enviado ao Congresso Nacional. O conteúdo deste relatório agride a instituição”, afirmou aos presentes.

Nas zonas primárias (portos e aeroportos) os auditores estão realizando Operação Padrão e Desembaraço Zero. No Porto Seco de Uruguaiana as filas de caminhões só aumentam. Entretanto, os serviços essenciais continuam ocorrendo normalmente.

Para amanhã (19) está prevista uma concentração às 10h no saguão do prédio da Receita Federal na capital gaúcha. A paralisação segue até quinta-feira (20), data em que os auditores realizarão nova assembleia geral para definir os rumos da mobilização.