Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

17/06/2016 – Evento debate ações para promoção da saúde única

Um evento que reúne representantes do poder público, das universidades, da iniciativa privada e do terceiro setor: a VII Conferência Internacional da Medicina Veterinária do Coletivo começou nesta sexta-feira (17) em Porto Alegre com uma extensa pauta que traz experiências de todo o Brasil e também do exterior. Para Rodrigo Lorenzoni, presidente do CRMV-RS que é um dos organizadores do evento, trata-se de uma oportunidade única para levar à frente ações que contribuam com uma sociedade mais saudável em diferentes aspectos.

O objetivo do evento, que tem na organização também o Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (Itec) e a UniRitter é debater ações que integrem a medicina animal à humana. “É preciso reconhecer que a saúde única envolve a saúde dos homens, dos animais e o meio ambiente”, explica o presidente do Itec, Néstor Calderón. Segundo ele, a saúde do coletivo é uma nova área que precisa ganhar espaço na Medicina Veterinária e avançar para outros pontos, como animais de produção e de laboratório. A diretora da UniRitter, Gisele Gasparino dos Santos afirma que a universidade tem o papel de formar profissionais com excelência técnica, mas também com consciência cidadã e mentalidade voltada para o coletivo.

O presidente do Conselho, Rodrigo Lorenzoni, disse na abertura que “fica o desafio de usar o diálogo, promovido por um evento deste porte, para transformar grandes discussões em ações concretas”. Um dos temas abordados no primeiro dia da Conferência foi o NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que existe desde 2008 e passou a contar com médicos veterinários em 2011. O coordenador de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS, Mateus Lange, que proferiu a palestra sobre o tema, afirma que a presença do veterinário nas equipes traz uma visão mais abrangente da saúde, pois leva em conta a interação dos seres humanos com os animais de diferentes espécies que estão envolvidos no cotidiano das famílias.

A conferência continua neste sábado (18) e vai abordar temas como manejo populacional de cães e gatos e a interação humano-animal com uma mesa-redonda debatendo as novas famílias multiespécies. Mais informações em itecbr.org.