Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

12/10/2016 – Canal Rural: RS faz ação contra a peste suína clássica

CANAL RURAL | RURAL NOTÍCIAS | ONLINE

Doença não é registrada no estado desde o início da década de 1990, mas autoridades continuam monitorando as propriedades

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul está visitando pequenas propriedades rurais para testar a circulação do vírus da peste suína clássica. O estado não tem casos da doença desde o início da década de 1990 e quer manter o status para garantir o mercado internacional.

Profissionais colhem amostras de sangue apenas em granjas que não têm finalidade comercial e em animais acima de 8 meses ou em fase reprodutiva. A coordenadora do levantamento, Juliane Webster, explica por que é importante fazer o estudo mesmo em propriedades que não vendem a carne. “Elas não contam com questões de biosseguridade assim como as granjas comerciais, então a gente também faz um trabalho com elas justamente pra comprovar a ausência da circulação deste vírus”, disse.

Além deste motivo, propriedades pequenas podem ter mais contato com animais asselvajados como Javali.

A produtora Constantina Gobbi foi uma das primeiras a receber a visita dos técnicos. “Faz muito bem pra que a gente tenha a propriedade limpa de doenças. Faço minha parte também, não deixando entrar animais de fora”, disse.

A coleta será feita em 211 municípios gaúchos. Além do Rio Grande do Sul, outros 15 estados receberam o certificado internacional de área livre de peste suína clássica em 2014. O representante das indústrias de produtos suínos, Rogério Kerber, diz que qualquer caso de peste suína clássica interrompe as exportações e, atualmente, 74 países compram esta proteína do Brasil.

As amostras serão enviadas ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura em Minas Gerais e, caso aconteça alguma reação positiva ou suspeita, a amostra será encaminhada para o Lanago Pernambuco, para um novo teste. “Lá será feito o teste de vírus neutralização e a propriedade terá um acompanhamento semanal até que a gente tenha o segundo resultado”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Suína no Rio Grande do Sul, Juliane Webster.

Confira a matéria no site de origem.