Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

12/07/2016 – Feed&Food: Porto Alegre sofre com defasagem de médicos-veterinários

FEED & FOOD | ONLINE

Audiência na Câmara Municipal discutiu assunto

A audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu, nesta terça-feira (12), a nomeação de médicos-veterinários de concurso público realizado em agosto de 2015 pela prefeitura de Porto Alegre.

Durante a discussão, foi enfatizada a preocupação da categoria com a falta de profissionais para atender as demandas de inspeção municipal e atendimento a animais em situação de vulnerabilidade. No concurso, 117 médicos veterinários foram aprovados para uma vaga na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC) e os demais para cadastro reserva. O levantamento apresentado pela comissão dos aprovados indica que Porto Alegre conta atualmente 25 cargos, o que representa um médico veterinário para cada 56 mil habitantes.

Segundo o diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), Alexandro Daura, “as pequenas indústrias localizadas em Porto Alegre necessitam passar por todo um processo para, por exemplo, se habilitarem a concorrer em licitação que visa o fornecimento de merenda escolar dentro do município”, observa.

Durante a reunião, foi defendida a inscrição da capital gaúcha no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) de modo a ampliar a inspeção e fiscalização dos 42 estabelecimentos de produção credenciados no SIM em Porto Alegre. A comissão também apontou que para suprir a carga de trabalho serão necessários aos menos 30 profissionais no Hospital Veterinário Público do município, com previsão de inauguração em novembro, e atualmente só estão previstos dois médicos veterinários.

O presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, afirma que a autarquia vai acompanhar de perto a evolução deste tema junto à prefeitura e Câmara de Vereadores. Como encaminhamento da reunião, ficou definido que será pedido o desarquivamento de projeto de lei que previa a criação de 16 vagas para médicos veterinários em Porto Alegre. Também foi definido o preenchimento de uma vaga para assumir cargo na SMIC de forma imediata.

Confira a matéria no site de origem.