CAMPO ABERTO | ZERO HORA | PÁGINA 22
Uma nova etapa do preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) começa nesta semana no Estado. Está previsto para quarta-feira o lançamento da versão gaúcha da ferramenta, adaptada às peculiaridades do Rio Grande do Sul – como o bioma Pampa. As regras para a região foram estabelecidas em decreto publicado neste ano. O documento foi judicialmente questionado pelo Ministério Público. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) prepara agora o recurso.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
– A orientação é para que produtores sigam fazendo o cadastro. Embora exista a ação, não há decisão no sentido de suspender ou alterar o decreto. De qualquer forma, essa área em discussão, de pastoreio, é cadastrada em separado – argumenta Maria Patricia Möllmann, secretária-adjunta do Ambiente, ouvida no Campo em Debate, evento realizado por Zero Hora na Expointer, que tinha o CAR como tema.
No Rio Grande do Sul, 38 mil propriedades preencheram o cadastro, número ainda tímido diante do universo total, que é estimado entre 470 mil e 480 mil propriedades.