CAMPO ABERTO | ZERO HORA | PÁGINA 17
A possibilidade de revisão de benefícios tributários levou representantes da Associação dos Criadores de Suínos do RS (Acsurs) à reunião com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes. O decreto que reduz a alíquota de 12% para 4% nas vendas interestaduais do animal vivo tem validade só até o dia 30. Estudo com o impacto de eventual reversão da decisão foi entregue.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
– Desde 2009, a gente vem tendo algum tipo de isenção. Sem esse benefício, a produção fica inviável para produtores, que acabam não tendo espaço na indústria local – pondera Valdecir Folador, presidente da Acsurs.
Também estiveram na reunião os secretários da Agricultura, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, e os deputados federais Alceu Moreira (PMDB) e Jerônimo Goergen (PP).
Embora o volume impactado pela redução de tributo seja pequeno – entre 5% e 8% da produção anual –, atinge 800 famílias que vivem da atividade.
A Fazenda diz que a questão será submetida ao núcleo político do governo. Como o benefício vence dia 30, a decisão sairá antes disso.
NOS CINCO PRIMEIROS MESES DO ANO, MAIS DE 40% DO QUE FOI EXPORTADO VIA PORTO DE RIO GRANDE TINHA A CHINA COMO DESTINO. FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE TONELADAS, SOMADOS TODOS OS TIPOS DE PRODUTOS. CONFIRA NO CADERNO CAMPO E LAVOURA DE HOJE O IMPACTO NO AGRO.