CAMPO ABERTO | ZERO HORA | PÁGINA 17
Técnicos e fiscais agropecuários, federais e estaduais, somam forças hoje em uma mobilização na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. O movimento, que se repete em escala nacional, quer chamar a atenção para projeto de lei da Câmara Federal que altera as regras da inspeção de produtos de origem animal. Com a modificação, apenas empresas voltadas à exportação seguiriam com inspeção feita por agentes públicos. As demais poderiam ter a atividade terceirizada.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
Contrários à proposta, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) e a Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários (Afagro) argumentam que a contratação de profissionais privados compromete o trabalho.
– Sendo pago pela própria empresa, não terá isenção para fazer a fiscalização – diz Consuelo Paixão Cortes, delegada sindical RS da Anffa.
O projeto de lei foi retirado da pauta de votação da Comissão da Agricultura da Câmara no último dia 1º. Mas Anffa e Afagro querem mobilizar a comunidade para o tema. Na manifestação em Porto Alegre, o grupo vai distribuir 500 litros de leite UHT, produto inspecionado por fiscais.