GISELE LOBLEIN | ZERO HORA | PÁGINA 25
Recursos vindos de multas aplicadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) a indústrias de leite – por meio de termos de ajustamento de conduta – estão se convertendo em equipamentos capazes de reforçar ainda mais a fiscalização.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
No total, 22 lactoscan foram doados, 16 para a Secretaria da Agricultura e seis para a superintendência do Ministério da Agricultura no Estado. O custo total foi de R$ 260 mil.
– É uma forma indireta de ressarcir a coletividade – afirma Alcindo Bastos Filho, promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, sobre as doações.
Nesta semana, 40 fiscais estaduais agropecuários e dois fiscais federais estão recebendo treinamento para operar a máquina, usada para 11 tipos de análises.
Conforme o secretário da Agricultura, Ernani Polo (na foto, acompanhando o treinamento), os equipamentos dão agilidade ao processo.
O MPE deve apresentar amanhã a denúncia contra os oito investigados na primeira etapa da operação Queijo Compen$ado. Apenas um dos presos pôde ser apresentado, ontem, para a tomada de depoimento em Porto Alegre, mas se reservou o direito de não falar.
Conforme o promotor Mauro Rockenbach, os crimes denunciados variam de fraude em substância alimentícia à formação de quadrilha, passando por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e até corrupção.