CAMPO ABERTO | ZERO HORA | PÁGINA 29
A Secretaria da Segurança do Estado estima que até dezembro possa colocar em prática o projeto que prevê a ação de equipes volantes focadas em crimes registrados no meio rural. Pelo decreto publicado no Diário Oficial do Estado, 50 policiais militares e cinco civis atuarão prioritariamente em 197 municípios na região da Fronteira, podendo ser pontualmente deslocados para outras áreas.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
Conforme o coronel Rogério Martins Xavier, coordenador do Comitê de Prevenção ao Abigeato e à Carne Clandestina do Estado, a Secretaria de Segurança já encaminhou ao governo “as necessidades financeiras para o deslocamento do efetivo”. Três treinamentos já foram realizados, em Santana do Livramento, São Gabriel e Pelotas. No primeiro semestre, o abigeato somou 3.976 casos, contra 3.342 no mesmo período do ano passado. O aumento foi de 19%.
– E os números podem ser ainda maiores porque muito produtor não registra. Existe muito descrédito no sistema, mas é muito importante ter um componente estatístico no planejamento das ações – alerta Fábio Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar.
O abigeato foi tema de audiência pública ontem na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Na reunião, deputados decidiram pedir o Senado para aprovação urgente do projeto de lei que torna mais rígida a punição do crime.