Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

31/7/2015 – Servidores da Agricultura paralisam atividades na segunda

Os servidores da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul vão paralisar as atividades na segunda-feira (03/08) pela manhã. A Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro-RS) afirma, em nota distribuída às Inspetorias de Defesa Agropecuária em todo o estado, que o parcelamento dos salários dos funcionários criou um “ambiente propício para a inexistência de qualquer tipo de negociação de melhorias”.

Os servidores ligados à pasta estão sendo orientados a bater o ponto e permanecer dentro do local de trabalho, porém sem atividade. Nas inspetorias será afixado um cartaz com as seguintes frases “Servidor público não tem culpa! Durante a manhã estaremos em Operação Padrão, apenas expediente interno”. Quem trabalha na fiscalização de frigoríficos e abatedouros está orientado a não comparecer nas indústrias pela manhã, permanecendo nas unidades locais com os demais colegas. Nos postos de divisa foi recomendado que as atividades sejam realizadas de forma mais lenta, atendendo somente as cargas perecíveis e de animais vivos. Urgências e emergências serão atendidas normalmente pelos profissionais.

A Afagro lamenta a culpabilidade do servidor público, especialmente em um setor que é tão importante para a economia gaúcha e para a saúde da população. O presidente da Associação, Antonio Augusto Medeiros, afirma que o momento é de mostrar a indignação pela forma como o funcionalismo está sendo penalizado pelos erros cometidos na gestão do Rio Grande do Sul.

Durante o período de operação padrão, as lideranças irão definir a continuidade da paralisação e os novos passos da mobilização.

Veja abaixo a nota distribuída aos servidores da Secretaria em todo o estado.

NOTA TÉCNICA

Vivemos num momento muito importante para a afirmação de nossa categoria. Está sendo criado um ambiente propício para a inexistência de qualquer tipo de negociação de melhorias, tendo em vista o não pagamento integral dos salários aos servidores públicos do Executivo.

Não podemos aceitar a culpabilidade dos servidores públicos na situação financeira preocupante, mas ainda não muito clara, do Estado do RS.

Temos a convicção que a recuperação do Estado passa também pelo fortalecimento de nossa categoria e do setor agropecuário. Somos os guardiões de alimentos seguros, protetores da saúde dos rebanhos e defensores de nossas lavouras.

Se os números do setor agropecuário são positivos é por que existe o trabalho e a coragem dos produtores e a ação diária de quem certifica essa produção, propiciando condições de competitividade global dos produtos do setor agropecuário gaúcho.

No entanto, são nestes momentos que uma categoria deve mostrar a sua força e sua importância para a sociedade. Necessitamos demonstrar a união e a confiança no nosso papel na recuperação do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, a AFAGRO convoca os seus associados para a execução de operação padrão que ocorrerá na manhã desta segunda-feira, 03/08/15, na qual serão executadas apenas as atividades de expediente interno e o atendimento às situações de urgência e emergência. Sugerimos que todos os associados vistam a camiseta preta da AFAGRO em sinal de protesto.

A mobilização de todos é fundamental para o nosso sucesso como categoria.