Os fiscais estaduais agropecuários realizaram nesta terça-feira o segundo dia de paralisação em protesto contra o parcelamento de salários. No parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer, os portões foram fechados às 12h e reabertos às 18h. Em função da grande divulgação do turno paralisado, a procura pela entrada e saída de animais foi menor. Conforme o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS, Antonio Augusto Medeiros, “a expectativa é de que, até o final da quinta-feira, mais de 1,8 mil ainda entrem no parque de exposições”.
No interior do estado, as Inspetorias de Defesa Agropecuárias seguem com funcionamento parcial, mantendo 30% das atividades. No posto fixo de divisa de Vacaria foram registradas filas de caminhões que aguardavam a liberação. Neste local, os fiscais paralisaram as atividades nos turnos da tarde e noite, realizando os atendimentos somente pela manhã.
Nesta quarta-feira (2) e também na quinta ocorre a paralisação dos fiscais agropecuários que atuam em estabelecimentos com inspeção estadual. Alguns frigoríficos entraram com mandado de segurança para garantir os abates nos dois dias de paralisação informados pela categoria. O presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros afirma que “isso faz parte do jogo. Os mandados de segurança e liminares devem ser entregues à Secretaria da Agricultura que tomará as medidas possíveis”.