O Fiscal Federal Agropecuário, Roberto Schroeder é o novo Superintendente do Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul. A portaria 1171, com a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Nomeado em 15 de maio como interventor, após a exoneração do superintendente anterior por suspeita de irregularidades administrativas, Schroeder prosseguirá agora como titular da pasta.
A nomeação de um Fiscal Federal Agropecuário era um pleito antigo da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional da categoria. O Rio Grande do Sul era um dos três estados que não contava com um técnico na função. “No período em que Schroeder ficou como interventor já sentimos a diferença no andamento dos trabalhos. Muitas pendências começaram a ser resolvidas e temos agora a perspectiva de uma Superintendência mais dinâmica e eficiente”, afirma a Delegada Sindical da Anffa no RS, Consuelo Paixão Côrtes. A Delegada Sindical afirma que a Anffa é grata à ministra Kátia Abreu por ter sido sensível ao pleito da categoria, mas garante que a DS-RS irá permanecer alerta e em permanente diálogo com o novo superintendente. Em junho, durante visita ao RS, Kátia Abreu garantiu à Consuelo Paixão Côrtes que Schroeder seria confirmado no cargo.
Roberto Schroeder é médico veterinário pela Faculdade de Veterinária da Ufrgs, mestre em Ciências Veterinárias (Ufrgs) e em Desenvolvimento Rural Internacional pela The Royal Agricultural College, a instituição mais antiga de ensino superior em ciências agrárias do Reino Unido. No Ministério da Agricultura, já trabalhou em diversos departamentos, entre eles no Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários e na Divisão de Politica, Produção e Desenvolvimento Agropecuário.