Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

2/9/2015 – Fiscais estaduais agropecuários – terceiro dia de paralisação resulta em filas

No terceiro dia de paralisação dos fiscais estaduais agropecuários a chegada de caminhões no período de paralisação, das 12h às 18h, foi maior do que nos outros dias. Logo no começo da tarde, a fila começou a se formar. Também houve espera para a retirada de animais de dentro do parque. Os criadores e transportadores esperaram sem o registro de reclamações. “Estão lutando pelo direito deles”, disse um trabalhador que aguardava para deslocar com cavalos para Dom Pedrito.

O presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários, Antonio Augusto Medeiros, afirma que apesar de leiloeiras e associações de criadores terem sido avisadas, “o grande número de caminhões para os últimos dois dias de greve já era esperado”. Para a noite de quarta-feira (2) estavam programados cinco leilões e para quinta-feira (3), último dia da paralisação, estão previstos nove remates, entre eles o de rústicos, com expectativa de oferta de novecentos animais.

Com a greve realizada também nas Inspetorias de Defesa Agropecuária, o transporte de animais pode ter sido comprometido. Apesar da manutenção de 30% das IDAs em atividade, alguns criadores não conseguiram emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA). Em Vacaria foram registradas filas no Posto Fixo de Divisa. “Não queremos penalizar as pessoas que dependem do nosso trabalho, mas precisamos que o governador entenda que os servidores que contribuem com o setor que sustenta a economia gaúcha, não podem ser penalizados”, finaliza Medeiros.

Para o último dia de paralisação a Afagro-RS está programando uma atividade no desembarcadouro ao meio-dia. Já na sexta-feira, a entidade, juntamente com sindicatos de outras categorias, está programando uma manifestação em frente à tribuna de autoridades, durante a Abertura Oficial da Expointer 2015.