Os Fiscais Estaduais Agropecuários decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades nos dias 19, 20 e 21 de agosto. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta terça-feira no Largo dos Açorianos em Porto Alegre. Mais de 120 fiscais, de diversas partes do estado participaram da mobilização, que seguiu durante a tarde para a assembleia unificada de todas as categorias no Largo Glênio Peres.
Também foi aprovada a paralisação no dia 31 de agosto, caso os salários não sejam pagos na integralidade. Outra decisão foi de paralisar atividades durante a Expointer. A feira, que se inicia no dia 29 deste mês tem mais de 2,3 mil animais rústicos e 4,7 mil animais de argola – todos devem passar pelo crivo do fiscal estadual agropecuário para ingressar na feira. “Geralmente temos equipes trabalhando 24 horas por dia durante a chegada dos animais. Ainda estamos definindo de que forma será realizada a paralisação na feira, mas vamos até a vitrine da agropecuária gaúcha mostrar nossa indignação”, explica o presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros.
A categoria deverá manter as atividades funcionando em 30% conforme prevê a lei. Nesta quarta-feira (19) serão mantidos os serviços de inspeção em frigoríficos, uma vez que muitos animais já estavam se deslocando aos abatedouros. As demais estratégias de mobilização serão definidas pelo comando de greve que se reunirá no final da tarde de hoje.