Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

29/8/2015 – Fiscais Agropecuários vão paralisar um turno durante a Expointer

O comando de mobilização da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), definiu o detalhamento da paralização da categoria durante a Expointer.

A orientação é de paralisar totalmente as atividades, dentro da feira, no período da greve, de 31 de agosto a 3 de setembro no turno da tarde, das 12h às 18h. “Desta forma, não penalizaremos os animais e mostraremos nossa indignação”, afirma o presidente da Afagro Antonio Augusto Medeiros.

No turno paralisado, todos os fiscais que estiverem atuando no parque vão se concentrar na área de recepção de animais da Expointer. Medeiros informa ainda que as associações de criadores, leiloeiros, administração do parque e o secretário da agricultura serão informados para que se organizem e evitem o envio de exemplares neste período.

No interior do estado, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária, os fiscais vão manter 30% das IDAs em funcionamento no período informado. Já as atividades de inspeção devem ser suspensas nos dias 2 e 3 de setembro. A Secretaria da Agricultura e as entidades representantes do setor de produção estão sendo comunicadas. A proteção do servidor paralisado é a Constituição Federal, “fazer greve é um direito do servidor público”, alerta Medeiros.

Sexta-feira, dia da Abertura Oficial, os fiscais agropecuários, em parceria com entidades de outros segmentos do funcionalismo, vão realizar manifestação na Tribuna Oficial durante os discursos. Haverá concentração em frente à Praça Central do Parque (próximo ao Pavilhão Internacional) e caminhada até a Pista Central. “Nosso entendimento foi de fazer algo aqui onde se comemora o agronegócio. Só que não há nada a comemorar.”

O Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 500 fiscais agropecuários, destes 150 atuam na fiscalização de estabelecimentos de inspeção estadual e os demais na defesa agropecuária, no nível central e inspetorias.