RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 12
A compartimentação avícola, que consiste na possibilidade de segregação de estabelecimentos em caso de doenças, entre outras normas, e propostas de mudança na legislação federal para assegurar a sanidade, será um dos temas em pauta no Salão Internacional da Avicultura e da Suinocultura (Siavs 2015). O evento, que começa amanhã e vai até quinta-feira, em São Paulo, espera a visita de produtores, dirigentes de entidades ligadas ao setor, gestores de compras, importadores e pesquisadores de dezenas de países. Uma comitiva gaúcha com 50 pessoas, entre empresários, técnicos e representantes da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (Sips), irá participar.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
Amanhã à tarde, o diretor executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, apresenta palestra sobre o projeto Ovos RS. O diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, que faz parte da comitiva, destaca que o Siavs é uma oportunidade para discutir questões técnicas e mostrar às autoridades a importância econômica e social da atividade. A Asgav e o Sips terão estande no evento para fazer contato com importadores, reuniões de negó- cios e divulgar a produção do setor no Estado. No local, também serão realizados encontros técnicos com a Embrapa e com equipe de inspeção do Ministério da Agricultura (Mapa) para detalhar a atualização das normas de controle de resíduos em produtos de origem animal, anunciada há uma semana.
O economista e ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento, Antônio Delfim Netto, abre a programação, formada por 60 palestras, apresentando sua visão sobre as perspectivas brasileiras frente aos novos desafios impostos pela economia nacional. “Ele vai falar sobre a crise política e econô- mica do Brasil”, disse o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. Durante os três dias de evento, destaque para debates sobre recente surto de Influenza aviária nos Estados Unidos, abertura de novos mercados para suinocultura e também projeções para a proteí- na animal na próxima década. Entre os nomes internacionalmente reconhecidos que confirmaram presença está o presidente do International Egg Comission (IEC), Cesar de Anda, e o presidente do Instituto Latinoamericano de Huevos (ILH/ ALA), James Abad.
Quinta-feira, durante o Fórum dos Comitês Estaduais de Sanidade Avícola, serão discutidos os avanços e dificuldades do registro de estabelecimentos comerciais nas diferentes regiões avícolas.