RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 10
Após dez dias no Brasil, a comitiva de técnicos chineses que veio inspecionar frigoríficos de aves, suínos e bovinos encerrou ontem os trabalhos. A missão foi finalizada com uma reunião entre os governos chinês e brasileiro, além de representantes do setor. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) participou e informou que se tratou apenas de uma reunião formal.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
O objetivo da comitiva é avaliar a habilitação de novas plantas para exportação. Os técnicos chineses visitaram sete unidades: BRF e Copagril (PR), JBS (SP) e Superfrango (GO), as quatro de aves; JBS, BRF e Aurora (SC), e mais três de suí- nos. A Abiec não informou quantos frigoríficos de carne bovina foram inspecionados.
Os resultados da missão serão conhecidos em 30 a 60 dias, prazo previsto para ser divulgado o relatório final das inspe- ções. O documento deve apontar se haverá necessidade de novas vistorias. A visita foi por amostragem e a habilitação, caso seja confirmada, será válida para outras oito plantas, incluindo frigoríficos gaúchos. Na semana passada, após reunião com o vice-primeiro-ministro da China, Wang Yang, o vice-presidente Michel Temer disse que a China se comprometeu a agilizar o processo de habilitação.