RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 8
A defesa agropecuária do Rio Grande do Sul deve receber um incremento de recursos na ordem de R$ 4,5 milhões entre outubro e novembro. A verba será repassada por meio do Plano Nacional de Defesa Agropecuária em Fronteiras, cujo lançamento está previsto para 30 de setembro, em Brasília. No total, o plano distribuirá R$ 80 milhões e beneficiará todos os entes federativos, inclusive os que eventualmente estejam inadimplentes com a União.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
O diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Fernando Groff, diz que o dinheiro servirá para manter e incrementar uma série de ações de rotina, como vigilância de fronteiras, fiscalização de vacinas e treinamento de pessoal. “Apesar do nome do plano ser específico, de defesa em fronteiras, a gente acaba usando a verba do convênio em todas as áreas, até vegetal”, prevê. “Esperamos que chegue logo.”
O assessor técnico do Sistema Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, espera que o dinheiro seja aplicado na manutenção e ampliação do número de barreiras móveis nas regiões fronteiriças. “A simples presença já intimida”, afirmou.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, avaliou que o repasse potencializará o grau de controle e segurança.