Preocupados com os focos de mormo no Estado, tradicionalistas estão cancelando os desfiles de 20 de Setembro. A decisão já foi tomada por organizadores da festividade em Bagé, São Lourenço do Sul e Piratini e pode ser seguida por diversos outros municípios. Entretanto, a orientação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é que os desfiles sejam mantidos e que os criadores tomem os devidos cuidados, fazendo o exame de mormo para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). “É uma questão delicada. Os desfiles terão menos animais, mas vamos fazê-los com os animais testados”, ressalta o presidente do MTG, Manoelito Savaris.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
Em Alegrete, os criadores estão mobilizados para submeter ao exame de mormo os 8 mil equinos que participam do desfile Farroupilha. Até o momento, 1,5 mil cavalos de criadores do município já passaram pelo teste. O coordenador dos festejos, Cléo Trindade, informou que, diariamente, estão sendo encaminhados 50 testes, em média.
A estimativa do MTG é que, até agora, 8 mil animais já tenham sido testados no Estado. Na véspera do dia 20 de setembro, a expectativa é que pelo menos 30 mil cavalos tenham passado pelo exame. No total, o Rio Grande do Sul tem 575 mil cavalos e muares e, destes, cerca de 80 mil participam de desfiles.