Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: Ministra prevê complicações

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 10

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a eventual suspensão do decreto estadual que regulamenta o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Rio Grande do Sul “pode ser um complicador” quando chegar a hora de planejar a recuperação ambiental, ontem, em Porto Alegre, durante o seminário “A Realidade e as Consequências do Uso dos Agrotóxicos”. Ao mesmo tempo, admitiu ainda não ter conhecimento da ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre que pede a suspensão do decreto estadual e anunciou que sua assessoria vai analisar o caso.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

“O resto do país está fazendo e o Rio Grande do Sul, pela importância que sua agricultura tem, não pode ficar fora (do CAR)”, comentou a ministra, em entrevista coletiva. “Se tiver um problema, nós temos que ser informados para ver como podemos ajudar numa solução”, frisou. Izabella Teixeira reiterou que depois da inscrição no CAR vem a fase em que o Estado avalia as informações registradas e, posteriormente, passa ao programa de recuperação ambiental.

Em seu pronunciamento no seminário, a ministra fez um apelo aos produtores do Estado para que preencham o CAR. “Não permitam o retrocesso nas políticas públicas que são inclusivas e que respeitam quem produz com respeito ao meio ambiente”, salientou. O RS é o Estado mais atrasado do País no preenchimento do CAR, tendo registrado apenas 5,72% da área passível de cadastro.