Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: Mapa busca ampliar mercado

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 14

De olho no mercado chinês, que responde por 14% da importação de lácteos do mundo, a ministra Kátia Abreu irá à China nos próximos meses para estabelecer um acordo sanitário de exportação com aquele país. Além disso, deve retornar à Rússia para sacramentar as já iniciadas negociações para a exportação de leite. O anúncio foi feito ontem, durante a abertura do Congresso Internacional do Leite, pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha. O evento se encerra hoje, na Fiergs, em Porto Alegre.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

 

As viagens têm como objetivo a conquista de mercados que possibilitem ao Brasil triplicar as exportações. “Nos próximos quatro anos, a nossa meta é aumentar o atual índice de exportação, que hoje é de 1%, para 4%. Mas para isso precisamos enfrentar o desafio de melhorar nossa questão sanitária”, afirmou Rocha. Ele acrescentou que o Mapa investirá, até dezembro, R$ 23 milhões para mapeamento de propriedades e treinamento de produtores e técnicos. Ao todo, serão beneficiados 80 mil produtores, de 84 municípios.

A atualização do programa nacional de erradicação da brucelose e tuberculose bovina também está em pauta, segundo o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, Rodrigo Alvim. Ele afirma que há um entendimento de que enquanto o Brasil não erradicar as doenças, não se capacitará a alcançar os grandes paí- ses exportadores. “Os grandes mercados não compram de paí- ses onde há prevalência de zoonoses”, observou.