Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

16/9/2015 – CP: Greve pode atingir leilões

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 13

Os fiscais estaduais agropecuários definiram ontem, em assembleia, que irão paralisar as atividades de 70% das inspetorias veterinárias por três dias a cada anúncio de parcelamento salarial pelo governo do Estado. Tomada com o objetivo de chamar a atenção do Executivo para a importância da atividade no agronegócio, a medida pode causar transtornos a criadores, compradores e leiloeiros durante a temporada de remates de primavera, que se intensifica no início de outubro.

Clique aqui para acessar a matéria na página.

A principal dificuldade que pode surgir é com a Guia de Trânsito Animal (GTA). A orientação da Associação dos Fiscais Agropecuários (Afagro) é que o produtor busque o documento na inspetoria mais próxima, caso a local esteja fechada durante a paralisação. O secretário Ernani Polo afirmou que negociará com a categoria para que as inspetorias que permanecerem em funcionamento sejam, preferencialmente, as dos locais dos remates.

Proprietário do Knorr Remates, Eduardo Knorr tem um leilão previsto para o dia 1º de outubro. “É uma situação preocupante, sobretudo porque se trata de eventos que implicam investimentos elevados e que são realizados só uma vez por ano. Espero que o bom senso prevaleça”, comentou. Apesar de admitir apoio à luta da categoria pelo pagamento em dia e integral dos salários do funcionalismo público, o leiloeiro Fábio Crespo avaliou que a paralisação não resolve o problema. “Ao contrário. Se tivermos de cancelar os remates, o Estado não arrecada e fica pior ainda para eles”, declarou. “Vai favorecer o abigeatário, aquele que abate embaixo de árvore. O produtor de bem, ordeiro e cumpridor das leis, será prejudicado”, prevê.