EXPOINTER | CORREIO DO POVO | PÁGINA 11
Concentrados no desembarcadouro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ao menos 30 dos 58 fiscais estaduais agropecuários que atuam na Expointer paralisaram ontem, pela primeira vez durante a feira. Até quinta-feira, das 12h às 18h, o portão 8 estará fechado para chegada de animais para remates e provas. A mobilização é em resposta ao atraso do governo do Estado no pagamento dos salários dos servidores. “Não temos garantia nenhuma de que vamos receber”, justificou o presidente da Afagro, Antônio Augusto Medeiros. “Estamos orientando caminhões que chegam a procurar local tranquilo para estacionar.” A entrada de animais fica liberada das 6h às 12h e das 18h até 0h.
Clique aqui para acessar a matéria na página
O presidente da Comissão de Exposições Feiras da Farsul, Francisco Schardong, disse que a reivindicação dos fiscais é justa. A orientação do dirigente é que os criadores que ainda vão transportar animais para remates e provas programem a chegada para os horários em que não há paralisação. “Vamos ter que nos adaptar”, afirmou. “Respeitamos e confiamos no trabalho dos veterinários, que conhecem os dois lados do balcão.”
Ontem à tarde chegaram três veículos, um com quatro equinos e os outros dois para buscar 14 cavalos. O comissariado, setor que emite a documentação para a saída dos animais do parque, também aderiu ao protesto, mas nessa segunda-feira alguns fiscais permaneceram em atividade.