RURAL | CORREIO POVO | PÁGINA 10
Os cursos de capacitação para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para propriedades localizadas no Bioma Pampa, levando em conta as especificações previstas no decreto publicado há três semanas, devem iniciar durante o mês de agosto. No momento, o Senar está treinando ténicos dos sindicatos, prefeituras e escritórios da Emater. Até então, as capacitações haviam ficado concentradas nas regiões que fazem parte da Mata Atlântica, que teve poucas modificações.
Clique aqui para acessar a matéria na página.
Assessor técnico da Farsul, Eduardo Condorelli acrescenta que até o final de julho também estão sendo transmitidas as atualizações necessárias para os técnicos que já estavam ministrando cursos a agricultores. “É importante ressaltar essa necessidade de retificação para quem está na Mata Atlântica e tem propriedade onde existe a figura de um banhado”, destaca. Entretanto, para enviar os dados, é preciso aguardar a atualização do sistema, que deve ocorrer nos próximos dez dias, acredita Condorelli.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que a expectativa é de que o número de cadastros avance consideravelmente nos próximos meses. Já a coordenadora da Fetraf, Cleonice Back, avalia que ainda há uma certa resistência por parte dos agricultores familiares em preencher o CAR. “Muitos ainda têm medo, mas estamos tentando conscientizar sobre a importância de regularizar as propriedades”, disse ela.
Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, a área cadastrada subiu cerca de 7% no último mês no Brasil, chegando a um total de 227 milhões de hectares. O número representa cerca de 57% da área passível de cadastro, calculada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações declaradas pelos estados