Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

CP: Comissão de Agricultura debate Sisbi

CORREIO DO POVO | CORREIO RURAL | PÁGINA 5

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado irá realizar, durante a Expointer 2015, um debate sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A discussão está marcada para sexta-feira, dia 4 de setembro, a partir das 14h, no auditório da Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências(Federacite), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O Sisbi-POA é uma ferramenta para descentralizar os serviços de inspeção federal e ampliar as agroindústrias, estimulando o comércio interestadual de produtos provenientes da agricultura familiar. Entretanto, os fiscais federais agropecuários, hoje responsáveis pela inspeção dos produtos de origem animal, temem que o governo aposte em um sistema terceirizado dos serviços. “Um veterinário pago pela própria indústria não tem isenção para fiscalizar”, defende Consuelo Paixão Côrtes, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários no Rio Grande do Sul (Anffa).

Segundo a dirigente, uma mudança como esta acarretaria em dificuldades de exportação, pois países da União Europeia não aceitam produtos de inspeção privada. A Anffa vai participar do debate para defender a posição. Promovida pela senadora Ana Amélia Lemos em conjunto com a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a audiência também contará com representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura (Seapa), Farsul, Fetag, Crea, Conselho de Veterinária, União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), Famurs e entidades dos setores de carnes e leite.

Clique aqui para acessar a matéria na página.