Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

12/02/2016 – Agrolink: Fiscais Federais protestam contra nomeação política na superintendência do RS

AGROLINK | ONLINE

A Delegacia Sindical do Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuários realiza nesta sexta-feira (12.02) uma mobilização em frente ao prédio do Ministério da Agricultura em Porto Alegre. A atividade, prevista para iniciar às 8h30, com caixas de som e reunião dos servidores na entrada da sede é um protesto contra a nomeação de um político para o cargo de Superintendente Federal da Agricultura no estado. O nome do novo titular, Luciano Maronezi do PTB, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta, juntamente com a exoneração de Roberto Schroeder, que é fiscal federal agropecuário.

“Lutamos durante anos para garantira nomeação de um técnico no cargo de superintendente. Nossa conquista durou apenas seis meses”, afirma a delegada sindical Consuelo Paixão Côrtes, referindo-se ao período em que Schroeder foi titular do cargo, sem contar os três meses em que foi interventor por conta das irregularidades constatadas na gestão anterior. A DS-RS enviou um ofício à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, enumerando motivos para a permanência de um técnico à frente da superintendência.

A orientação do Sindicato é para que ocorram paralisações também no interior, nos frigoríficos e no Porto de Rio Grande. A entidade não descarta prosseguir com a mobilização na segunda-feira. “Estamos indignados com esta situação que traz o retrocesso para nossa superintendência”, conclui Consuelo.

Novo superintendente do Mapa/RS foi indicado pelo PTB

Filiado ao PTB, Maronezi, admite que foi nomeado após indicações políticas, por meio dos deputados federais Luiz Carlos Busato e Ronaldo Nogueira, do mesmo partido. De acordo com Maronezi, a possibilidade de assumir o cargo começou a ser discutida há cerca de um mês. Na ocasião, ele enviou um currículo ao ministério. Apesar da ligação partidária, o novo superintendente afirma que a preocupação da legenda era realizar uma indicação técnica. “Como tenho certa formação na área, acabaram me escolhendo para ocupar o cargo”, explica.

Maronezi, 36 anos, é técnico em agropecuária, graduado em Administração de Empresas e em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Filho de agricultores, ele chegou a trabalhar no campo. Durante quatro anos, foi secretário de Meio Ambiente, Minas e Energia da Prefeitura de Nova Alvorada. Em 2008, foi candidato a vice-prefeito.

Sobre a insatisfação dos servidores, o novo superintendente tenta apaziguar os ânimos. “Eu pediria que eles tenham calma, tranquilidade. Não vou ser uma pessoa que vai chegar e provocar uma série de modificações”, explica. “Me considero colega deles, não de profissão, mas vamos estar trabalhando no mesmo departamento”, complementa.

Confira a matéria no site de origem