Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

6/8/2015 – CP: Governo pede união do setor na Expointer

RURAL | CORREIO DO POVO | PÁGINA 13

Com apelos à “compreensão” e a “solidariedade” feitos pelo governador José Ivo Sartori, foi lançada ontem, no Palácio Piratini, a 38ª Expointer. O evento ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Clique aqui para acessar a matéria na página

Conforme Sartori, a exposição deve contar com o comprometimento de todos, apesar das dificuldades. “Todos devemos cumprir o nosso papel de defesa do interesse público. Vamos ser compreensivos e não provocar mais divisão, que não resolve nada”, apelou. Sartori agradeceu o auxílio recebido das entidades para a realização da feira, em especial da Farsul e do Simers, que assumiram a recuperação de estruturas danificadas pelo vendaval de dezembro de 2014.

Exigência dos bombeiros para a desinterdição do parque, o PPCI terá a primeira etapa entregue até 21 de agosto pela empresa contratada para elaborá- lo. “Pela primeira vez na histó- ria, o parque terá um PPCI”, enfatizou o secretário da Agricultura, Ernani Polo. De acordo com ele, as demais etapas do plano serão entregues n a sequência. Polo ainda revelou uma expectativa de superar R$ 2 bilhões em faturamento. No ano passado, o volume de negócios encaminhados foi de R$ 2,7 bilhões. “Pelo contexto econômico adverso, já será um bom número.” Sobre o risco de paralisações de servidores durante a feira, o secretário afirma ter conversado com a categoria para pedir compreensão. Insatisfeita com o parcelamento dos salários, a Afagro não descarta mobilizações no evento.

Entre os representantes do setor produtivo, o discurso foi de superação das dificuldades econômicas. “Eu costumo dizer que a Expointer é um circo, com espetáculos maravilhosos. Neste ano não será diferente, mesmo que os indicativos sejam de queda nas vendas”, disse o presidente do Simers, Cláudio Bier. “Nesse momento de crise, o que temos a dizer é que invistam na agropecuária. Invistam nela que a resposta vem rápido”, salientou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. O presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, disse que a entidade está “fechada com o governo” para a realização da feira. “A Farsul não sabe ser meia parceira. Ou ela é parceira ou não é.”