PORTAL UCS | ONLINE
Entidade irá contribuir com consultoria técnica na implementação da unidade médico-veterinário.
Com a finalidade de mútua cooperação técnico e científica, visando à implantação da unidade médico-veterinária universitária em atendimento às exigências e às determinações relativas à profissão, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Kuiava, e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Rodrigo Marques Lorenzoni, assinaram um convênio na manhã desta quarta-feira (28).
Caberá ao Conselho Regional assessorar a UCS na projeção e implementação da unidade médico-veterinário em pleno atendimento às disposições da Resolução Nº 1015, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que conceitua e estabelece condições para o funcionamento de estabelecimentos médico-veterinários. A normativa lista e especifica todos os tipos de equipamentos necessários para garantir o correto atendimento de animais em hospitais, clínicas e consultórios veterinários. O Conselho Regional de Medicina Veterinária irá, também, disponibilizar sua equipe técnica para encontros, reuniões, seminários e visitas, com o objetivo de sanar dúvidas e dificuldades referentes à interpretação das normas.
O pró-reitor Acadêmico, professor Marcelo Rossato, fez uma breve apresentação do projeto do Centro Especializado em Diagnóstico e Tratamento Veterinário (que contempla o Hospital Veterinário), com quatro andares onde funcionarão laboratórios nas áreas de análises clínicas, bioquímicas, diagnóstico por imagem, infectologia, cirurgia, atendimento, internação e ambulatório, consolidando-se como espaço de conhecimento, inovação e pesquisa na área da veterinária.
O presidente do Conselho Regional, Rodrigo Marques Lorenzoni, manifestou-se impressionado com a dimensão, o conceito e a grandeza do projeto. “No Rio Grande do Sul este é um modelo único e incomparável. Nos colocamos à disposição para trabalharmos em conjunto, pois o objetivo do Conselho é elevar o nível da profissão”.
O reitor Evaldo Kuiava enfatizou que a ideia da construção desse Centro é não concorrer com os profissionais que a UCS irá formar. “Queremos fazer o que as clínicas não têm condições de atender e, assim, dar suporte a essas próprias clínicas. Esse Centro é mais complexo, mais amplo do que um hospital veterinário”.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio, além do reitor Evaldo Kuiava, do presidente do CRVM, Rodrigo Marques Lorenzoni e do pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Odacir Graciolli, o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Marcele Sousa Vilanova, e uma representante do Diretório Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária.