Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

29/02/2016 – RPI: Casos de mormo e anemia infecciosa em equinos deixam em alerta região de São Luiz Gonzaga

RÁDIO PROGRESSO DE IJUÍ | ONLINE

A Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em São Luiz Gonzaga, está em alerta em razão de casos de mormo e anemia infecciosa em equinos. O supervisor do órgão, Alonso Andrade, ressalta que recentemente foi confirmado um caso de anemia infecciosa num pônei em propriedade de São Luiz Gonzaga, o que necessitou que o animal fosse sacrificado, pois a doença não tem cura. Além disso, existe suspeita de uma ocorrência de mormo em Entre-Ijuís, outra em Ubiretama e uma terceira suspeita em São Luiz Gonzaga.

Alonso Andrade que todos esses equinos estão isolados e as propriedades interditadas. Durante entrevista nesta manhã, 29, na RPI, o supervisor regional de Agricultura de São Luiz Gonzaga disse que o Estado não libera Guia de Trânsito Animal sem os exames que comprovem a inexistência de mormo ou anemia infecciosa.

Andrade também alertou para as pesadas multas aplicadas em proprietários de animais em caso de descumprimento das regras. Ele ainda comentou sobre a devastação do habitat dos vetores que transmitem as mencionadas doenças, especialmente o morcego hematófago, transmissor da doença de mormo.

Confira a matéria no site de origem.