JORNAL DO COMÉRCIO | JORNAL CIDADES | PÁGINA 10
A prefeitura, através da secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde Municipal, realizou uma consulta pública no ano de 2011 sobre o problema dos animais abandonados e sobre os maus tratos de cães e gatos na cidade. Isso originou a Lei Municipal 2.920, de 24 de maio de 2011, que dispõe sobre a política de proteção aos animais, identificação eletrônica, posse responsável de animais e controle de natalidade. A partir daí, foi criado o Projeto Eu Amo Cuidar dos Animais, avalizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul e que inclui, além da castração e chipagem destes animais, ações educativas sobre posse responsável e de fiscalização de proprietários que cometem maus tratos e guarda irresponsável.
“Um dos nossos intuitos é fortalecer a campanha em prol da responsabilidade com os animais: posse responsável, bem-estar animal, castração e chipagem, adoção, conscientização, fim do abandono e do maus-tratos de animais. Não basta apenas ter a posse, o mais importante é ser responsável, zelando pela qualidade de vida e bem-estar do seu amigo”, comenta Marina Toniolo, veterinária do projeto.
Com o objetivo de intensificar todo esse processo, a secretaria de Saúde assumiu a responsabilidade dos animais antes mantidos pela ONG Consciência Animal. Os mais de 140 cães e aproximadamente 50 gatosserão transferidos, aos poucos e separados por matilha, para novos espaços, mais organizados e aconchegantes. Este processo se deve a superlotação de animais que estavam na ONG, onde o Ministério Público firmou um Termo de Ajustamento de Conduta para encerrar as atividades do sítio.
Após a transferência dos animais para as novas locações, a principal localizada na Linha 28 – interior do município, a Secretaria e Vigilância em Saúde farão a castração e chipagem dos animais que ainda não os possuem, além de mantê-los sempre saudáveis, com banho e tosa, medicação diária, quando necessário, e todo o fortalecimento em adoção responsável. A administração é exclusiva da secretaria municipal de Saúde, que tem investido em equipamentos, medicamentos, ração e custeio dos locais.
Animais vítimas de maus tratos só poderão ser recebidos mediante apresentação de boletim de ocorrência conforme legislação aprovada. A população, mediante apresentação de documentos e comprovante residencial, já pode agendar a castração gratuita do seu animal no Centro Municipal de Saúde, localizado na rua Ernesto Volk, 300. Os animais adotados pelo projeto Eu Amo Cuidar dos Animais e os abrigados nos canis já serão entregues castrados e chipados. A partir de fevereiro deste ano o novo local adquirido entra em pleno funcionamento e, assim como as clínicas parceiras, estará aberto para visitações e adoções. Denúncias: (0xx54) 3286-2500.