CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 9
Depois da interdição por 13 dias do Jockey Club do Rio Grande do Sul por uma suspeita de mormo, terminou ontem em final feliz a situação dos 12 cavalos Puro Sangue Inglês (PSI) que aguardavam o embarque para participar da 39ª Expointer. Um dos 680 equinos que vivem no Jockey apresentou resultado inconclusivo para a doença, o que obrigou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) a proibir o trânsito de animais no local, até que houvesse o resultado definitivo, atestado como negativo na última quarta-feira pelo Lanagro.
Seis machos e seis fêmeas disputam no dia 1˚ a prova que vai escolher o grande campeão da raça. Segundo o veterinário do Jockey, Guilherme Gonçalves Costa, são animais inéditos (que ainda não correram), em fase de doma e na faixa dos dois anos. “Felizmente, conseguimos embarcar todos dentro do prazo de entrada, que se encerrava nesta sexta-feira, com documentação e exames em dia”, festejou.
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, Ricardo Matas, este é o segundo ano que a raça participa da Expointer.