ZERO HORA | CAMPO ABERTO | PÁGINA 17
Seguindo o caminho de multinacionais do setor alimentício, a francesa Sodexo anunciou ontem que só comprará ovos de galinhas criadas sem o uso de gaiolas. A empresa irá implementar a política voltada ao bem-estar animal até 2025, incluindo o Brasil. A Sodexo compra cerca de 250 milhões de ovos in natura por ano em todo o mundo.
Nos últimos anos, mais de 60 empresas do setor alimentício, como McDonald’s, Burger King e Walmart, anunciaram a completa transição para ovos livres de gaiolas nas suas cadeias de fornecimento dos Estados Unidos. Para o Brasil, onde mais de 90% das galinhas poedeiras são criadas presas, a tendência acende um alerta.
– Temos algumas iniciativas isoladas no país, onde as aves são criadas soltas, mas ainda é uma realidade bem distante daqui – reconhece José Eduardo Santos, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).
Santos destaca que a substituição de gaiolas por sistemas que priorizem o bem-estar dos animais é uma tendência mundial, expressada em protocolos, mas que exigirá prazo de adaptação.
– É um sistema novo, que agregará valor ao produto – resume o dirigente.
Com quase 10% da produção nacional, o Rio Grande do Sul produz 3 bilhões de ovos por ano.