O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul publicou nesta terça-feira uma nota técnica sobre hospedagem de equinos. O objetivo do documento é alertar os proprietários de animais sobre a importância de observar as condições do estabelecimento que fica responsável pelos cavalos em períodos de férias ou mesmo ao longo do ano.
As exigências dizem respeito à existência de médico veterinário responsável técnico, e a atenção às instalações dos estabelecimentos, entre outras medidas. “Recebemos denúncias sobre propriedades que oferecem serviços de hospedagem mas não observam os critérios técnicos necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos animais”, afirma o coordenador Técnico e Orientação Profissional do CRMV-RS, Mateus Lange.
Lange explica que é importante que quem encontrar situações irregulares notifique o Conselho para que a entidade possa tomar as devidas providências. “Todas as denúncias recebidas pelo CRMV são averiguadas e as eventuais irregularidades punidas ou comunicadas aos órgãos competentes”, finaliza.