Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

25/02/2015 – Correio de Notícias: Venda irregular de medicamento veterinário na mira do CRMV-RS

CORREIO DE NOTÍCIAS | ONLINE

As irregularidades na venda de produtos veterinários estão entre os problemas mais registrados pelas equipes de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul.

Desde 2012 a entidade já fiscalizou quase dez mil empresas e pelo menos 25% apresentava infrações ligadas ao comércio de medicamentos de uso animal.
Conforme o coordenador de fiscalização do CRMV-RS, Mateus Lange, “a venda de produtos fracionados, produtos controlados expostos em desacordo com a legislação, vendidos sem receita e produtos veterinários sem registro são as principais irregularidades verificadas”. Segundo Lange, “muitas empresas desse ramo, em desacordo com a legislação, não possuem medico veterinário responsável técnico”.

O CRMV-RS pode atuar apenas em relação à atividade profissional do médico veterinário. Entretanto a autarquia vem trabalhando junto a outras autoridades, como o Ministério Público e Ministério da Agricultura para promover a conscientização sobre a gravidade do problema. O CRMV-RS também tem intensificado a fiscalização nestes estabelecimentos. “É um grave problema de saúde pública”, afirma o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni. Segundo ele, os responsáveis técnicos de empresas flagradas em irregularidades são alvo de processo ético e podem sofrer severas punições.

O presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, alerta para a gravidade da irregularidade quando os estabelecimentos vendem produtos controlados sem receita. “Muita gente adquire estes produtos para consumo próprio. São psicotrópicos, anestésicos e outros medicamentos comercializados livremente e que, se fossem vendidos para consumo humano, teriam sérias restrições”, alerta.

Confira a matéria no site de origem.