AGRICENTER | ONLINE | SEBERI-RS
Os Clubes de Integração e Troca de Experiências (Cites) completam 40 anos em 2016. A Federacite, federação que congrega mais de 120 Cites em todo o Rio Grande do Sul, começou nesta semana a dar forma à programação que vai comemorar as quatro décadas da iniciativa que mudou a radiografia da agropecuária gaúcha. Uma série de eventos vai percorrer o estado tendo como assunto principal a administração da propriedade rural em quatro eixos: sustentabilidade, sucessão, gestão de pessoas e gestão da propriedade rural.
A proposta é, segundo o presidente da Federacite, Carlos Simm, trazer especialistas para as palestras mas também apresentar as experiências de sucesso de Citeanos em cada um dos temas. “Desta forma, podemos mostrar como é na prática a atuação dos Cites no campo gaúcho”, explica. Conforme Simm, o “compartilhar, palavra tão usada atualmente, é uma ação que faz parte do DNA dos Cites”, afirma, referindo-se à troca de experiências que dá nome à iniciativa.
Os Cites começaram a funcionar integrados à Secretaria da Agricultura, em 1976. Alguns anos depois, tornaram-se estruturas independentes e passaram a protagonizar os diversos avanços no campo. Os cuidados com a preservação ambiental, a atenção à gestão da propriedade e o bem-estar animal são alguns dos temas que embasaram as ações dos Citeanos ao longo deste período. “Os Cites foram pioneiros em diversos pontos que hoje são fundamentais para garantir o futuro das propriedades rurais no Rio Grande e no país”, conclui.