Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

24/08/2016 – Correio de Notícias: Combate ao carrapato será tema de Fórum Internacional na Expointer

CORREIO DE NOTÍCIAS | ONLINE

A dificuldade do combate ao carrapato no Rio Grande do Sul será o tema do V Fórum Internacional de Responsabilidade Técnica e Sanidade na Produção Animal, promovido pela Comissão de Sanidade Agropecuária o Conselho Regional de Medicina Veterinária, em parceria com a Sovergs, durante a Expointer. O evento, programado para 1º de setembro das 14h às 17h, abordará a resistência dos parasitas encontrados no Rio Grande do Sul para os principais acaricidas existentes no mercado, além da experiência uruguaia no seu controle e a criação do Grupo Técnico que está debruçado sobre esta temática com o objetivo de contribuir para a maior informação e conscientização dos produtores. O tema foi escolhido para o Fórum pela preocupação que vem provocando em todo o setor produtivo, explica o vice-presidente do CRMV-RS e coordenador do Fórum, José Arthur Martins.

O carrapato é responsável pela transmissão da Tristeza Parasitária Bovina, e de outras doenças e provoca, anualmente, prejuízos de mais de R$ 350 milhões aos pecuaristas gaúchos. “O carrapato e as doenças que ele transmite têm sido uma grande dor de cabeça para o setor produtivo. O gado europeu é mais suscetível ao problema, ao contrário dos zebuínos”, afirma Martins.

Programação do V Fórum Interacional de Reponsabilidade Técnica e Sanidade na Produção Animal

14h abertura

14h15 – Med. Vet. João Carlos Gonzáles (Ufrgs) e Med. Vet. Ivo Kohek Jr (Seapi) – “Apresentação do GT do Carrapato/TPB”

15h Med. Vet. Ulises Cuore – Ministério da Agricultura e pecuária do Uruguai – “A experiência uruguaia no combate ao carrapato”

16h – Med. Vet. Endrigo Pradel (Seapi) “A multirresistência do carrapato bovino aos acaricidas – Projeto Piloto da Seapi”

17h discussão e encerramento

Confira a matéria no site de origem.