SAFRAS & MERCADO | ONLINE
O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Rogério Kerber, destacou, em conversa com a Agência SAFRAS no AVISULAT 2016 – V Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios e Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação – na Fiergs, em Porto Alegre (RS), que a entidade projeta um cenário de melhor oferta de milho em 2017.
Segundo Kerber, os setores dependentes de milho, como a suinocultura, passaram por um período conturbado neste ano e, com a safra boa dos Estados Unidos, haverá uma recomposição de estoques. “Também haverá um aumento de área plantada no Brasil, ajudando a recuperar a segunda safra comprometida do centro do país neste ano, além de uma diminuição do ritmo das exportações de milho, que foi muito intensa no quarto trimestre do ano passado e que gerou um forte desequilíbrio interno de oferta, por conta do dólar estimulado os embarques”, analisa.
Diante deste cenário, o SIPS imagina que neste final de ano possa haver uma normalização do quadro, com o milho retornando a um patamar de preço razoável em termos da paridade internacional. “Isso ajudaria a diminuir um pouco a pressão de custos junto ao setor produtivo e industrial”, conclui.