SAFRAS & MERCADO | ONLINE
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse, em conversa com a Agência SAFRAS no AVISULAT 2016 – V Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios e Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação – na Fiergs, em Porto Alegre (RS), que apesar da vacinação contra a febre aftosa ser uma medida importante para a sanidade do rebanho brasileiro, a retirada da vacinação, com o país sendo considerado livre da doença, possibilitaria a oportunidade de avanços comerciais.
Ele cita o caso da recente abertura do mercado de carne suína à Coreia do Sul. “Hoje sabemos que o único estado apto a exportar carne suína a este mercado é Santa Catarina, por ser livre de febre aftosa sem vacinação. Se outros estados também tivessem esse status poderiam tranquilamente vender a este país”, comenta.
Turra destacou também a entrega do primeiro certificado de compartimento à empresa Cobb-Vantress, ocorrido ontem, em Brasília (DF). “Este certificado procura criar uma ilha de sanidade, resultado de um trabalho iniciado há oito anos e que em breve trará diferenciais sanitários à uma unidade da JBS, em Santa Catarina, e da BRF, no Mato Grosso”, finaliza.