Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

22/05/2016 – CP: Programa vai combater carrapato

CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 15

Praga se mostra imune à maioria dos medicamentos e causa prejuízo anual de R$ 350 milhões

Um dos principais problemas da pecuária no Rio Grande do Sul, o carrapato, ganhou atenção da Secretaria da Agricultura do Estado com o lançamento de um programa específico de combate à praga. De acordo com o veterinário coordenador do Serviço de Doenças Parasitárias da secretaria, Ivo Koher, a intenção é implementar um sistema educativo para os produtores que resulte num manejo mais adequado do rebanho e na utilização mais criteriosa dos produtos disponíveis para tratar as doenças trazida pelo ácaro, que ataca especialmente os bovinos. “O carrapato é uma praga que vem vencendo a briga contra os instrumentos agropecuários de combate. É imune, hoje, à grande maioria dos medicamentos, e chega a causar um prejuízo anual de R$ 350 milhões à produção”, alerta.

O presidente interino do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Arthur Martins, comemora a iniciativa. “Finalmente, surge um projeto de execução simples que pode diminuir o prejuízo astronômico que o carrapato representa, principalmente do ponto de vista da conscientização do uso dos carrapaticidas”, afirma.

O consultor de Sanidade Animal da Farsul, Luiz Pitta Pinheiro, também saúda o projeto e afirma que, mais importante do que seu sucesso, é o fato de o assunto ter caráter de prioridade para a Secretaria da Agricultura. “Precisamos conscientizar sobre o manejo da criação e isso se faz com informação”, afirma.

Clique aqui e confira a matéria na página.