OVOSITE | ONLINE
Um grande evento programado para o dia 26 em Porto Alegre vai reunir produtores, técnicos, empresários e todas as entidades e autoridades ligadas ao setor da avicultura no Rio Grande do Sul.
O objetivo é chamar a atenção sobre a importância de medidas preventivas e de controle da influenza aviária. O setor já vinha se organizando há alguns meses, inclusive orientando produtores a restringir acesso às propriedades e reforçar controles de biosseguridade.
Mas a confirmação de casos no Chile, os primeiros no continente, fez acender a luz amarela e a tomada de novas providências. A influenza aviária já provocou bilhões de dólares em prejuízos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
O evento será realizado no Hotel Embaixador, das 14h às 17h e vai contar com palestras sobre os impactos da influenza, o papel dos fundos de sanidade, orientações e recomendações do serviço oficial, além de mostrar a importância da avicultura para a economia e a sociedade gaúcha. Mais de 150 pessoas estão sendo esperadas para o evento, que deve contar também com a presença de titulares da Secretaria da Agricultura do RS, Secretaria de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária, Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública e outras instituições.
A Influenza Aviária é uma doença altamente contagiosa e o Brasil é área livre da enfermidade.
Programação
14h00: Nestor Freiberger – Presidente Asgav/Sipargs:
Importância da Avicultura do RS e Recomendações ASGAV ao Setor Produtivo
14h15: Avicultura Brasileira: Mercados e Importância do status sanitário: Francisco Sérgio Turra – Presidente Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA
14h45: Impactos da I.A. – Grupo Estratégico de Prevenção da I.A. – ABPA
15h15: O Papel dos Fundos Privados de Sanidade:
Sr. Rogério Kerber – Presidente do Fundesa – Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal no RS
15h40: Orientações, recomendações e Estrutura do Serviço Oficial do Estado: Marcelo Gocks – Diretor do Departamento de Defesa Sanitária da SEAPI/RS
16h00: Orientações, diretrizes e recomendações do MAPA – RS
Taís Oltramari Barnasque – Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA/RS
16h30: Debates, perguntas e encaminhamentos
17h00: Encerramento