Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

17/12/2016 – Rd Guaíba: Greve de fiscais agropecuários pode fazer com que falte carne em frigoríficos gaúchos

RÁDIO GUAÍBA

Categoria decidiu cruzar os braços até que Assembleia conclua votação de pacote de medidas do governo Sartori

A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro/RS) alertou hoje para a possível falta de carne em frigoríficos em função da greve deflagrada pelos servidores gaúchos. Nessa sexta-feira, os fiscais decidiram cruzar os braços, em protesto contra o parcelamento de salários e o pacote de ajuste fiscal encaminhado pelo governo Sartori. A greve foi aprovada para ocorrer até o fim da votação das medidas na Assembleia Legislativa, marcada para a próxima semana.

Segundo a presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS, Angela Antunes, a greve vai atingir frigoríficos que dependem da expedição da Guia de Transito Animal (GTA) e da presença de veterinários para o abate. “Mais da metade do abate de bovinos no Rio Grande do Sul é feita pelos fiscais agropecuários. A possibilidades de queda da (distribuição de) carne bovina é real”, adverte.

Hoje, o quadro de servidores é composto por cerca de mil servidores, entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, por exemplo. No Rio Grande do Sul há 120 frigoríficos habilitados junto ao governo gaúcho.

No interior, a recomendação da Afagro/RS é para que os servidores mantenham fechadas as Inspetorias de Defesa Agropecuária. Nos postos de divisa, o funcionamento deve se restringir apenas ao turno da manhã. Já o abate de animais em estabelecimentos de inspeção estadual fica mantido em 30%, conforme distribuição das regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Clique aqui para ver a matéria na página.