Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

17/01/2017 – CP: Conselho mantém eleição

JORNAL CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 11

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RS) decidiu manter a eleição para escolha da nova diretoria no dia 11 de abril, apesar de a Comissão Nacional Eleitoral ter anulado o processo e estabelecido nova data por meio de resolução. “O edital chamando para a inscrição de chapas foi amplamente divulgado. Enviamos correspondências para quase 13 mil veterinários e zootecnistas. A nossa eleição para abril está mantida e as chapas devem se inscrever até 10 de fevereiro”, afirmou o presidente do CRMV/RS, Rodrigo Lorenzoni.

A resolução da Comissão Nacional Eleitoral transferiu a eleição para 30 de outubro, já que o mandato da atual gestão termina em novembro. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio Moura, diz que o principal motivo para a anulação do edital é que o CRMV/RS teria desrespeitado o Decreto 8.770, de maio de 2016. O texto determina que a eleição regional deixe de ser conduzida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pelos conselhos locais e fique a cargo de uma comissão formada pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Academia Brasileira de Medicina Veterinária e Sindicato dos Médicos Veterinários. “Quem descumprir esse decreto vai ser responsabilizado por crime de desobediência civil”, adverte Moura.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Medicina Veterinária (Ibmev), Air Fagundes dos Santos, a legislação que está em vigor deixa o processo “mais democrático, sem influências das partes interessadas”. “Se a posse da nova diretoria será em dezembro para quê atropelar o processo?”, pergunta Santos. Lorenzoni responde que, historicamente, a eleição é realizada no primeiro semestre.

Clique aqui para ver a matéria na página.