JORNAL DO COMÉRCIO | AGRONEGÓCIOS | PÁGINA 11
Começa nesta sexta-feira a greve dos fiscais estaduais agropecuários do Rio Grande do Sul. A paralisação ocorre em conjunto com outras categorias. O protesto é contra o parcelamento de salários e o pacote do governo do Estado. A greve foi aprovada para ocorrer até o final da votação das medidas na Assembleia Legislativa.
Segundo a presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro-RS), Angela Antunes, o pacote, que deve ser votado na próxima semana, “causa sérios prejuízos aos servidores públicos e provoca queda nos serviços oferecidos à população”. Conforme Angela, a greve era um pedido da categoria, que está com salários parcelados há mais de um ano.
A Afagro-RS está programando atividades para o primeiro dia de mobilização. Em Porto Alegre, em frente à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), haverá reunião de servidores na parte da manhã. À tarde, haverá um ato na avenida Getúlio Vargas, em Fiscais agropecuários estaduais param a partir desta sexta-feira frente ao portão da Seapi, com distribuição de bananas, a exemplo do que ocorreu no dia 11 de novembro.
No interior do Estado, a recomendação da associação é para que mantenham as Inspetorias de Defesa Agropecuária fechadas. Nos postos de divisa, haverá funcionamento apenas no turno da manhã. Já o abate de animais em estabelecimentos de inspeção estadual será mantido em 30%, conforme distribuição das regionais da Seapi.